Portal de Notícias e Web Rádio  j4l22

Entre os dias 1º e 4 de maio, a Praça Central de Ibitiúra de Minas foi palco do 1º Festival da Parrilla evento que uniu gastronomia, solidariedade e cultura em benefício do Café Cacon — iniciativa do SOS Santa Casa  que oferece lanche gratuito a pacientes oncológicos e seus acompanhantes na Unacon.

Com atrações musicais, praça de alimentação, bingo e até a rifa de uma bezerra, o festival realizado em Ibitiúra de Minas foi um sucesso. A entrega oficial dos donativos aconteceu na segunda-feira, dia 19, na sede do SOS Santa Casa, em Poços de Caldas. O prefeito de Ibitiúra, Roni Wilson Leonardo, participou do momento ao lado da primeira-dama, Talita de Jesus Ferreira Reis, e da secretária municipal de Turismo daquela cidade, Luciana Reis.

Foram entregues R$14 mil, valor arrecadado com o bingo e com a rifa da bezerra, cujo sorteio foi realizado durante a entrega da doação pela responsável pelo Café Cacon, Célia Maria de Souza. Além do valor em dinheiro, também foram doados alimentos e 50 cobertores oferecidos pelo Lar São Benedito, asilo do município de Ibitiúra.

“Estamos muito felizes com o resultado dessa festa maravilhosa. A população trabalhou, doou e abraçou essa causa com muito carinho. Agradeço também a Tamires, que está acompanhando o pai em tratamento na Unacon e que procurou conhecer o Café Cacon e nos trouxe a ideia de fazer algo para arrecadar alimentos. A partir daí  nasceu a ideia do festival”, destacou Talita de Jesus Ferreira Reis.

O prefeito de Ibitiúra, Roni Leonardo, também fez questão de reforçar o compromisso com ações solidárias. “É uma alegria fazer essa entrega. Quero agradecer à dona Célia pela recepção e parabenizar minha esposa pela iniciativa. Podem contar com nosso mandato para apoiar não só o Cacon, mas todas as entidades que realizam esse trabalho tão essencial. Fica a promessa que ano que vem realizaremos mais uma edição do Festival em prol da Unacon”

Responsável pelo Café Cacon e vice-provedora da Santa Casa, Célia Maria de Souza agradeceu emocionada. “O Café Cacon serve diariamente cerca de 300 lanches para pacientes e acompanhantes que chegam cedo de diversas cidades da região. Só conseguimos manter esse serviço com a ajuda dos voluntários e das doações que recebemos. Essa contribuição da Prefeitura de Ibitiúra chega em ótima hora e nos dá forças para continuar.”

O Café Cacon é mantido exclusivamente por meio de doações e do trabalho voluntário. A ação solidária vinda de Ibitiúra reforça a importância do envolvimento das comunidades regionais no cuidado com quem enfrenta o tratamento contra o câncer.