Portal de Notícias e Web Rádio  j4l22

A técnica de enfermagem Najila os da Silva, que teria sido vítima de ofensas racistas durante o plantão em um hospital particular de Poços de Caldas, foi a convidada especial do lançamento da campanha “Basta de Violência contra a Enfermagem”, realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG). O evento foi realizado na capital Belo Horizonte, na última terça-feira (20).

O Coren-MG elaborou uma pesquisa que vai ajudar a mapear situações de violência contra a enfermagem e nortear ações efetivas de combate a episódios inaceitáveis como o vivenciado por Najila. Além do lançamento da campanha, ela também participou da mesa redonda com o tema “Enfrentando a violência ocupacional na Enfermagem: assédio, violência física e desafios cotidianos”, na programação da 26ª Semana da Enfermagem, que debate a temática “Saúde mental e o bem-estar do profissional de Enfermagem: superando obstáculos”.

Em março, durante o trabalho no hospital, Najila teria sido vítima de racismo por parte de uma paciente. A profissional não se calou, registrou boletim de ocorrência, foi às redes sociais para denunciar o caso e recebeu apoio do Coren, em âmbito estadual, da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica e da Rede da Igualdade Racial do município.